Alimentação na infância e sua importância

O comportamento alimentar ocupa atualmente um papel central na prevenção e no tratamento de doenças. A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo em que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode também representar um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta.

Na Síndrome de Down, temos que ter mais atenção à alimentação, pois nossas crianças comumente são hipotônicas (mais “molinhas”) e possuem maior tendência a obesidade e obstipação.

A melhor maneira de oferecermos uma alimentação adequada é através de HÁBITOS. Tornar habitual, rotineiro, sabe? Comer alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras faz parte de um processo de construção do hábito alimentar saudável. Já comer diariamente alimentos industrializados como refrigerantes, snacks, etc faz parte do processo de construção de hábitos alimentar ruim ou não saudável.

Alimentos industrializados são verdadeiros vilões. Devido a quantidade de flavorizantes, corantes, conservantes, açúcares e gorduras.

Os hábitos alimentares na idade adulta comumente estão relacionados ao costumes adquiridos na infância. Se seu filho gosta ou não de frutas, legumes ou verduras é um fator desencadeante da presença ou ausência de estímulos nos primeiros anos de vida. Comer ou não determinado alimento pode estar relacionado a alguma experiência negativa na infância. Assim, fica claro que é preciso promover comportamentos alimentares saudáveis desde cedo.

O hábito alimentar também é construído através de vivências e experimentações. Desde de bebê mostre os alimentos ao seu filho, entregue em suas mãos ainda crus e permita que ele conheça, sinta e cheire a fruta, verdura, legume etc. Desta maneira você já estará auxiliando a construção de bons hábitos alimentares.

Evite amassar, triturar e processar os alimentos. Na Down, a mastigação assim como a amamentação é muito importante, pois estimulará os músculos faciais e beneficiará a fala do seu filho.

A ingestão diária de alimentos considerados não saudáveis, portanto, pode criar um ambiente desfavorável à alimentação, levando ao desenvolvimento de maus hábitos e como consequência a possibilidade de níveis de colesterol elevado, diabetes e obesidade ainda na primeira infância.

Fique atento à alimentação do seu filho!

whatsapp-image-2016-10-28-at-11-26-03

Lorenzo e Bianca Ferreira

 

 

 

 

 

Bianca P. G. Ferreira é nutricionista (CRN 26284-P) pós graduada em Nutrição Clínica e apaixonada pela cozinha e pelos alimentos. Atua na área de alimentação infantil, introdução e reeducação alimentar, inapetência e seletividade. Mãe do Lorenzo, um Down muito UP!

“Lorenzo transformou a nutrição em texturas, sabores e amores”

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta